O Recanto de Luz promove cursos com técnicas e ferramentas que estimulam e contribuem para a qualidade de vida, o desenvolvimento e a autotransformação.

O Eneagrama é um sistema tipológico muito antigo, estima-se de mais de 4.500 anos. Sua sabedoria, hoje, é universalmente conhecida, com teses de mestrado, doutorado e cursos de MBI..

A tipologia ancestral do Eneagrama estuda nove tipos de personalidades, que permite a compreensão de si mesmo e do outro, suas motivações, atitudes, reações e comportamentos; seus mecanismos de defesa, os pontos fortes e pontos fracos, de maneira clara, objetiva e profunda, sem emitir julgamentos.

Permite, também, descobrir os traços marcantes da sua personalidade e como fazer para potencializar seus talentos e habilidades. Ao conhecer o seu Eneatipo e o das pessoas de sua convivência pessoal e profissional, você ampliará sua capacidade de respeito e de relacionamento saudável consigo mesmo e com todos.

Quais os benefícios do Eneagrama?

Ao identificar o seu tipo de personalidade, você ampliará a consciência de si mesmo, dando um novo sentido à vida. Na esfera individual, passará a reagir menos e a agir mais, porque conhece seus talentos e habilidades, aprendeu a controlar de seus pontos fracos e a desativar os mecanismos de autodefesa emocional. Desenvolverá a autoaceitação, com amor, reconciliando-se consigo mesmo.

Nos relacionamentos, reduzirá áreas de atrito e situações de conflito, porque conhece as motivações internas que levam o outro a reagir dessa ou daquela forma, com a consequente melhoria do nível de comunicação.

No trabalho, ajuda a desenvolver a liderança e a iniciativa pessoal, a identificar as principais habilidades, os talentos, limitações, características e ritmo de uma equipe.

Programação

  • Breve histórico do Eneagrama;
  • Os Três Centros de Força do Homem
  • Identificação dos nove tipos de personalidades;
  • Caminho de Crescimento pelas Flechas;
  • Conhecimento das Variantes Instintivas;
  • As Virtudes dos nove tipos – buscando a minha essência;
  • O crescimento pelas Asas;
  • Os Níveis de Desenvolvimento;
  • Caminho de Sucesso e Transformação pessoal.

O Grupo do Eneagrama é desenvolvido em um final de semana, com carga horária de 15h, através de exposição dialogada, jogos interativos, dinâmicas de grupo, leituras e músicas.

Certificação

Será emitido certificado de participação aos que obtiverem 80% de frequência.

O que é Intuição?

Intuir vem do latim “in tueri”: olhar atentamente, ver interiormente, olhar para dentro.

Conhecida como Sexto Sentido, a Intuição não tem nada de sobrenatural, nem de místico. Alguns pensam que é um dom e que, através da meditação o universo revela seus segredos. A Intuição faz parte da natureza humana, todas as pessoas têm.

A Intuição é uma compreensão global e instantânea de uma realidade, de um objeto, de um fato. É uma voz interior que “fala”, é um sentimento íntimo. De uma só vez, a pessoa capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída, sem necessidade de provas ou demonstrações.

A Razão é metódica, mecânica, limitada, vai até onde a inteligência alcança. A Intuição é intrínseca, independente e ilimitada, porque é o campo da inteligência universal.

A Ciência e a Intuição

Grandes cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, enfatizaram o valor do potencial intuitivo. Os sábios, além do dom de observar e compreender, possuem a Intuição e a imaginação criadora. As grandes descobertas científicas não são unicamente obras da inteligência.

Carl Gustav Jung a considera uma das funções da psique que desvenda possibilidades. “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior” (Jung).

Não só no meio acadêmico, mas em todas as profissões, passando pelo meio artístico até a simples dona de casa, a Intuição ajuda a decidir mais rápido, com maior convicção e menos esforço. Vale dizer que funciona tanto para as coisas cotidianas, como para decidir um grande negócio.

 A quem se destina?

Líderes, gestores, educadores, pais; pessoas que lidam com o público e que executam atividade de risco; buscadores dos estados alterados de consciência e todo aquele que deseja encontrar as melhores soluções para o sucesso e harmonia pessoal, relacional e profissional.

Sobre o curso

O curso Desenvolvimento da Intuição é vivencial. Funciona como um despertador e impulionador das potencialidades intuitivas inerentes a cada pessoa. Essas potencialidades são desenvolvidas por meio de exercícios e treinamentos.

Programa do curso

Reflexão sobre a Intuição;

Exercícios Preparatórios:

  • Respiração e Relaxamentos
  • Ativação do hemisfério direito do Cérebro
  • Movimentação da energia corporal
  • Percepção sensorial da visão, audição, olfato e tato

Visualização Criativa;

Identificação de várias sensações;

Desenvolvimento da Atenção, Observação, Concentração e Sensibilidade;

Exercícios específicos para o Desenvolvimento da Intuição.

Estrutura do Curso

Carga horária: 12 horas

Turmas: máximo de 16 participantes.