A Terapia individual ou de grupo é um valioso recurso que permite transformações profundas, oferecendo uma visão integrada do ser humano nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

A Psicoterapia Individual é um método de tratamento na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica. É um processo que permite transformações profundas da pessoa, oferecendo uma visão integrada do ser humano, nas suas dimensões psíquica, orgânica, social e espiritual.

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas do sofrimento humano como transtornos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, conflitos interpessoais, fobias, etc.

Para iniciar uma terapia individual no Recanto de Luz é necessário agendar uma sessão inicial, que tem duração de 30/40 min, na qual o(a) psicólogo(a) irá compreender a demanda e definir o programa terapêutico do cliente.

Atendemos Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

As consultas devem ser agendadas através do telefone 071 3384-0818 / 98554-2795(Oi) ou diretamente em nossa Recepção.

O Recanto de Luz oferece também a Terapia Social, em sessões individuais. Para esse atendimento serão avaliados alguns critérios na sessão inicial.

Reunir-se em grupos é uma característica essencial dos seres humanos que nascem, crescem e morrem inseridos em grupos sociais. É em grupo que atravessam experiências de alegria e tristeza, saúde e doença, sucesso e insucesso. As sociedades humanas dependem do funcionamento eficiente dos grupos para proporcionar o bem-estar psíquico, espiritual, social e material aos seus membros.

Na psicoterapia de grupo, o processo terapêutico é realizado pela interação entre terapeuta e cliente, assim como entre os próprios clientes. Além das intervenções aplicadas pelo terapeuta, o grupo e sua matriz interativa são instrumentos para a obtenção da mudança. O terapeuta no grupo está situado lado a lado e no meio dos clientes. É, também, membro do grupo.

Conheça os nossos Grupos Terapêuticos.

O Teatroterapia tem o teatro por base, como ferramenta terapêutica.

O Teatro, arte milenar de representar a vida e as relações, por si só é uma ferramenta terapêutica por excelência e sob o olhar atento e acolhedor do terapeuta, durante os exercícios e jogos teatrais, permite ao participante ser tocado em suas emoções e sensibilidade e acessar espontaneamente os conteúdos do seu Inconsciente.

No ambiente terapêutico, a pessoa vai aos poucos desconstruindo seus padrões limitantes, ao tempo que adquire maior liberdade de expressão, sem censura ou julgamentos.

Como se desenvolve o Teatroterapia?

Assim como o Teatro, quanto arte, o Tetraoterapia se desenvolve através de exercícios, jogos teatrais e dinâmicas interativas, trabalhando o corpo, a voz, as emoções, a expressividade e a relação com o outro, no espaço de todos.

O Teatroterapia busca a percepção de si mesmo, suas dificuldades e potencialidades; por meio de técnicas vão acontecendo os desbloqueios, a expressividade e a autodescoberta, rompendo barreiras, buscando desenvolver a expressividade vocal e a capacidade de dialogar. Gradativamente, as emoções reprimidas, as frustrações e os medos são diluídos para dar lugar a afetividade, leveza, aceitação, compreensão…

Metodologia

As atividades são 80% vivenciais, sendo a parte teórica apenas embasamento para as técnicas trabalhadas: jogos teatrais, exercícios corporais e vocais, leituras expressivas, improvisações, interpretação de personagens.

Benefícios do Teatroterapia

Os benefícios abrangem vários aspectos humanos: aprender a ouvir, dialogar, respeitar o outro, a trabalhar em equipe, aceitar as diferenças e conviver com elas; despertar, desenvolver e controlar as emoções, vencer a inibição; desenvolver a criatividade, a expressividade verbal e corporal.

Formato do Teatroterapia

Duração: Cinco meses, em encontros semanais de 02h, cada.
Turmas: máximo de 15 pessoas.

Ao longo da nossa vida, devido as interferências vivencias, pressões do trabalho e padrões impostos pela atual sociedade, a expressão da nossa essência, o processo de ser a pessoa que se é, sofre deturpações, pode ficar abandonado ou adormecido.

Para despertar a nossa verdadeira essência, única, é necessário autoconhecimento e saber lidar com as emoções. Observar as nossas emoções e entendê-las é uma habilidade que se aprende.

Benefícios Terapêuticos

“A Arte de Ser Eu Mesmo” proporciona autoconhecimento, desenvolve a autoestima, autoaceitação, iniciativa e ajuda a otimizar os relacionamentos.

Gradativamente, vai-se despertando a força e a sabedoria da nossa natureza; vai-se alcançando equilíbrio emocional, trazendo a sensação de liberdade e de convivência harmoniosa consigo próprio e com o outro.

Como os encontros se desenvolvem?

São encontros dinâmicos, participativos, onde as pessoas, espontaneamente, podem falar das suas observações e percepções.

Roda de partilha, Abordagens Temáticas, Atividades Interativas, Desenho, Colagem, Músicas, Vídeos, dentre outros.

Duração: 08 encontros, uma vez por semana, de 02 horas, cada encontro.

Turmas: máximo de 15 pessoas, a partir de 18 anos.