Terapias alternativas, também conhecidas como terapias complementares, integrativas ou holísticas são técnicas que visam assistência à saúde do indivíduo.

A Massagem Terapêutica Integrativa é um conjunto de manobras com as mãos, que atuam no corpo físico e repercutem nos corpos energéticos. Esta massagem torna-se um tratamento que proporciona a Cura do Ser, através do equilíbrio entre o corpo físico, os corpos energéticos e o espírito.

Benefícios da Massagem Terapêutica Integrativa:

No corpo físico, elimina os nódulos de tensões acumulados nos músculos e nas articulações.

Nos corpos energéticos, promove estímulos psicológicos, liberando as tensões emocionais, proporcionando alívio e bem-estar.

Os benefícios estendem-se também aos Músculos, Pele, Circulação, Linfa e Metabolismo.

Músculos – Melhora a circulação e a nutrição dos músculos com evidente aumento de energia vital; melhora a excitabilidade e contractividade;  aumenta a resistência ao trabalho, evitando a fadiga muscular.

Pele – Desobstrui os poros, estimula a absorção de fluídos; diminui a excitabilidade, devido à ação calmante; torna a pele mais fina, elástica e flexível, equilibrando as suas funções fisiológicas.

Circulação – Restaura a tonicidade muscular dos vasos sanguíneos. A massagem atua sobre o sangue aumentando as hemácias e a taxa de hemoglobina.

Linfa – Aumenta o fluxo da linfa, tornando mais rápida a adsorção linfática.

Metabolismo – Aumenta as trocas nutritivas entre a corrente sanguínea e os tecidos, melhorando o metabolismo e aumentando a diurese e a taxa de excreção de fósforo inorgânico, cloreto de sódio e nitrogênio.

Algumas Indicações:

  • Artrose
  • Bursite
  • Cervicalgia
  • Dor de cabeça
  • Dor na nuca
  • Dor na região occipital
  • Dorsalgia
  • Deformidade da Coluna
  • Enxaqueca
  • Lombalgia
  • Ler ou Dort
  • Reumatismos
  • Estresse
  • Torcicolo
  • Tensão emocional

“Resolva todos os seus problemas por meio da meditação. Sintonize-se com a ativa Orientação interior. A Voz Divina tem respostas para todos os dilemas da vida.”  (Paramahansa Yogananda)

A meditação é um hábito milenar, cultivada em diversas religiões, comprovada cientificamente por inúmeras universidades, que reduz o estresse, a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.

Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da ABMAE – Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, expoente em Gestão Antienvelhecimento e em Estética Médica, diz: “A meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”.

Meditar é excelente também no aspecto emocional, mental e espiritual possibilitando maior concentração, criatividade, paciência, compreensão, objetividade, pensamentos bons que geram felicidade, capacidade de lidar com o estresse do dia-a-dia e com a competitividade, ajuda principalmente para quem é muito acelerado e impaciente.

A meditação é ideal também no mundo corporativo. O ato de meditar melhora a dinâmica do ambiente profissional, bem como a vida de uma maneira geral. Meditar regularmente proporciona vários benefícios aos executivos e profissionais, entre eles: descanso físico, mental e emocional; aumento da concentração; maior autoliderança; liberdade de escolha e senso de identidade mais livre e rico em possibilidades.

Criando o hábito de meditar adquirimos clareza interior que nos capacita a controlar nossa mente, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada torna a pessoa harmonizada e feliz o tempo todo.

Meditação é um passo além da concentração. É a focalização da mente concentrada no Si-mesmo, no Eu divino, buscando a conecção com as energias cósmicas, com os planos superiores do Universo.

 

Por que é tão difícil concentrar para meditar?

Nós ocidentais somos treinados para competir, vencer profissionalmente, ser bem sucedido e ganhar dinheiro. Para isso, precisamos usar constantemente o hemisfério esquerdo do cérebro. Ao concentrar, esse hemisfério deve aquietar para que o hemisfério direito busque a subjetividade, o simbólico, a intuição.

Acontece que, quando tentamos silenciar a mente, o cérebro está sobrecarregado de informações e a atenção é desviada para as lembranças dos fatos ocorridos, para as providências que não foram tomadas… nos inquietamos e desistimos de concentrar.

Através de métodos científicos, podemos treinar a mente para a concentração, impedindo que a atenção se disperse pelos pensamentos intrusos ou pelos ruídos externos. Conquistado o poder da concentração, com treinamento, perseverança e força de vontade pode-se alcançar o estado de meditação.

 

Meditação no Recanto de Luz

O Recanto de Luz é um local propício para as práticas meditativas, por ser um ambiente silencioso, confortável e em contato com a Natureza.

Existem vários métodos de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. No Recanto de Luz, a meditação é embasada nas lições de Paramahansa Yogananda, O Guru indiano que teve a missão de trazer para o Ocidente, em 1920, os ensinamentos da filosofia Yogue.

Durante as práticas são lidos textos, orações, mantras, respiração e o silêncio meditativo.

Energia é uma força que gera um movimento. Ela pode ativar motores, aquecer como a energia elétrica e iluminar como a energia divina. E também pode propagar, iluminar, ativar e aconchegar a própria vida, esta é a energia vital.

A energia vital é a força propulsora da vida. Sem ela morreremos. Ela mantém as funções do corpo, o ambiente harmonioso, abastece a nossa alma e o nosso coração, enfim, permeia toda a terra animando a centelha da vida em todo ser.

Reiki significa Energia Vital Universal, é de origem tibetana, criado por Mikao Usui e independe de religião ou crença para promover a cura.

O Reiki é uma técnica científica, baseada na Física Quântica, que permite canalizar e transmitir a energia vital através das mãos, com toques suaves, equilibrando e harmonizando nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

O Reiki coloca a pessoa em contato com o seu Eu eterno para alcançar a consciência elevada de iluminação. É um relaxamento curador e qualquer pessoa, de todas as idades, pode receber Reiki.

Histórico

A Yoga significa União. União da criatura com o criador. É um Sistema de Vida, Ciência e Filosofia, não é religião.

O berço da Yoga é a Índia, no terceiro milênio AC. Existem vários caminhos da Yoga, sendo os mais conhecidos a Raja Yoga (meditação) e a Hatha Yoga (posturas corporais ou ásanas).

Periodicamente surgem Mestres para corrigir as distorções cometidas por pessoas que não tiveram o entendimento correto da Yoga. Dentre estes Mestres destaca-se o Guru Paramahansa Yogananda, nascido na Índia (1893), cuja missão foi trazer a Yoga para o Ocidente.

Yogananda viveu na Califórnia, entre 1920 a 1952, quando entrou em Mahasamadhi, deixando um legado: a Self- Realization Felowship, organização que até hoje difunde os ensinamentos Yogues e as lições do Guru.

 

Hatha Yoga

A Hatha Yoga é o caminho mais conhecido e praticado no Ocidente. “Ha” significa Sol e “Tha” significa Lua, símbolos dos dois pólos de equilíbrio do Universo. No praticante de Hatha Yoga, estas duas forças equilibradas geram a saúde, a harmonia do corpo, mente e na alma.

Fazem parte da Hatha Yoga, 84 ásanas (posturas), 12 pranayamas (técnicas respiratórias), relaxamento e meditação. Portanto, não é uma ginástica comum.

 

Benefícios da Hatha Yoga

Corpo – Atua no Sistema Nervoso e Endócrino; no Aparelho Respiratório, Circulatório e Digestivo; alinha a coluna, fortalece os músculos, proporciona disposição, rejuvenescimento e resistência às doenças.

Psicomental – Proporciona serenidade, calma, autoconfiança e equilíbrio emocional; desenvolve a atenção, concentração e organização mental; ativa a memória.

Espiritual – Abre as comportas para a perfeita União com o Pai Criador.

A Hatha Yoga pode ser praticada por todas as pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e gestantes.