O Recanto de Luz promove cursos com técnicas e ferramentas que estimulam e contribuem para a qualidade de vida, o desenvolvimento e a autotransformação.

Formação

Sobre a Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal está apoiada numa concepção holística e sistêmica, que considera o homem um ser integrado entre os elementos físicos, mentais, sociais e espirituais, buscando a sua totalidade. Dessa forma, abrange a antropologia, sociologia, física, química, matemática, astronomia e metafísica, além da interculturalidade, pois integra culturas e tradições de todos os tempos, com seus vários enfoques para a vida.

De fato, busca sintetizar o pensamento científico e tecnológico do Ocidente, com as grandes tradições de sabedoria do Oriente, através de exercícios e práticas para a expansão da consciência, tendo como meta o desenvolvimento integral do ser humano, nas suas quatro dimensões: física, emocional, mental e espiritual.

A abordagem Transpessoal refere-se também a existência de estados superiores da Consciência, desconhecidos para a maior parte da humanidade, um potencial humano ainda por desenvolver.

Objetivo

Oferecer os conhecimentos, técnicas, práticas e vivências inerentes à Psicologia Transpessoal, para a capacitação profissional e o autoconhecimento, com possibilidade para atuar nas diversas áreas: clínica terapêutica, saúde, educação, organizações, grupos terapêuticos, etc.

Metodologia

As aulas são presenciais e expositivas, através de recursos áudio-visuais, além de vivências, oficinas e seminários transpessoais e leituras complementares para aprofundamento dos temas.

A quem se destina?

Pessoas de nível superior de qualquer área do conhecimento ou de ensino médio completo, que desejarem conhecer ou aprofundar na Psicoterapia Transpessoal.

Estrutura e carga horária

O curso é desenvolvido em 24 módulos, com 12 horas/aula cada, uma vez por mês.

Sexta – das 17h às 21h / Sábado – das 8:30h às 18h

Carga Horária total: 590 horas, distribuídas em:

  • 23 módulos teórico-vivenciais (276h);
  • Estudos Individuais (230h);
  • Aprofundamento Terapêutico (60h);
  • Atividades Complementares (24h).

     Estágio

  • Estágio com 40(quarenta) sessões práticas, de 45 (quarenta e cinco) minutos  cada;
  • Supervisão em grupo, 1 (uma) vez por mês, durante todo o período do estágio

Avaliações

Ao longo do curso serão realizadas avaliações indicadas pelo Recanto de Luz. Ao final do curso, o aluno deverá entregar um relato de caso do estágio supervisionado, como trabalho de conclusão de curso.

Certificação

Para recebimento do certificado, faz-se necessário:

  • Participar integralmente dos 23 módulos;
  • Realizar as avaliações e o estágio supervisionado;
  • Entregar o trabalho de conclusão de curso (Relato de caso);
  • Participação em atividades complementares e no aprofundamento terapêutico;
  • Participação em processo terapêutico individual na abordagem Transpessoal, por no mínimo seis meses;
  • Ser aprovado nos itens acima pelo Corpo Docente, Supervisão e Coordenação Pedagógica.

Após concluída todas as etapas acima relacionadas e não tendo nenhuma pendência contratual, o aluno(a) estará apto a receber o Certificado de Conclusão do Curso de Formação em Terapia Transpessoal.  De posse do certificado, o Terapeuta poderá se inscrever no CRTH e no SINTH/BA, com o título de Terapeuta Transpessoal, bem como nos órgãos públicos que o habilitarão ao exercício desta atividade.

Seleção e Matrícula

Para formalizar a matrícula o aluno precisa:

  • Participar de uma entrevista prévia;
  • Apresentar o currículo;
  • Preencher os requerimentos burocrático-administrativos;
  • Cópia do Diploma de Graduação ou certificado de conclusão do ensino médio;
  • Foto ¾;
  • Pagamento da Taxa de matrícula: R$ 190,00.

Investimento

Investimento Total: R$16.560,00 + R$190,00 (matrícula) = R$16.750,00

(Não está incluso o valor do Aprofundamento Terapêutico e das Atividades Complementares)

Matrícula: R$ 190,00

Parcelamento: 24 parcelas de R$690,00

Desconto de R$50,00 na pontualidade do pagamento da parcela, ficando R$640,00.

Data de pagamento: até o dia 10 de cada mês.

Coordenações

Coordenação Administrativa – Lílian Schüller

Psicóloga CRP 03/10415, Psicoterapeuta Analítica (IJBA) e Especialista em Logoterapia e Análise Existencial (SOBRAL – SP). Sócia fundadora do Recanto de Luz, atua com psicoterapia individual e de grupos; treinamentos & desenvolvimento de pessoas. Administradora (FTE), Consultora Empresarial, experiência em empresas de pequeno e grande porte, nas áreas administrativa, relacionamento com clientes, comercial e comunicação.

Coordenação Pedagógica – Maria Schüller

Terapeuta Transpessoal CRTH 947/09; Bacharelado em Interpretação Teatral (UFBA); Pós-graduação em Gestão Social (ADM/UFBA), em Arteterapia Junguiana (IJBA) e em Saúde Mental Coletiva (Ruy Barbosa); Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística; aprofundamento em Healing Energético e Psicopatologias; Docente do IJBA; autora de cursos e workshop e facilitadora de grupos há mais de dez anos, nas áreas de Autoconhecimento e Valorização do Ser Humano.

Contatos

(71) 3384-0818 / (71) 9 8554-2795 (OI)

cursos@recantodeluzsalvador.com.br

Endereço

Trav. da Tesoura, n.156, Cabula (Próximo a UNEB e Bompreço)

Conteúdo Programático

  • Módulo I – A Trajetória da Ciência Clássica à Consciência Transpessoal

Do paradigma newtoniano/cartesiano à Física Quântica; O salto quântico da mente; Nascimento e Desenvolvimento da Psicologia; Precursores, nascimento, desenvolvimento e fundamentos da Psicologia Transpessoal.

Docente: Maria Schüller

 

  • Módulo II – Fundamentos da Psicanálise

Freud e os fundamentos da Psicanálise; Técnicas psicanalíticas; Prática: Atendimento Clínico

Docente: Geraldo Francisco dos Santos

Treinamento Terapêutico Transpessoal 

 

  • Módulo III – Jung e os fundamentos da Psicologia Analítica I

Biografia de Carl Gustav Jung; Consciência e Ego; Inconsciente Pessoal: Persona, Sombra e Complexos.

Docente: Lílian Schüller

 

  • Módulo IV – Jung e os fundamentos da Psicologia Analítica II

Inconsciente Coletivo: Arquétipos, Anima e Animus; Tipos Psicológicos; Self: o arquétipo da totalidade; Individuação

Docente: Lílian Schüller

Treinamento Terapêutico Transpessoal 

 

  • Módulo V – Fundamentos da Terapia Holotrópica / Expansão da Consciência 

Stanislav Groff e os fundamentos da Terapia Holotrópica; Dinâmica das matrizes perinatais e os Sistemas de Experiências Condensadas (COEX). A Consciência Transpessoal de Ken Wilber; Estados de Expansão e Projeção da Consciência; E.Q.M (estados de quase morte); O pensamento holístico.

Vivência: respiração circular

Docente: Maria Schüller

 

  • Módulo VI – Análise Bioenergética

Histórico da Análise Bioenergética; Os conceitos de Wilhelm Reich; Fundamentos da Bioenergética: energia, respiração e grounding; Estruturação das estratégias de caráter.

Práticas: Exercícios Corporais da Análise Bionergética.

Docente: Cristina Piauhy

 

  • Módulo VII – Biopsicoespiritualidade: A Conexão Corpo, Mente e Espírito

O cérebro triuno e os hemisférios cerebrais – neuroanatomia e neurofisiologia; Sistema Límbico; A comunicação: sentidos, cérebro emocional e cérebro racional. A glândula Pineal e a comunicação com outras dimensões.

Prática: Exercícios para desenvolvimento dos hemisférios cerebrais

Docente: Maria Schüller

Treinamento Terapêutico Transpessoal

 

  • Módulo VIII – Sonhos na Teoria Junguiana

Aspectos gerais da Psicologia do Sono; Estrutura da alma na compreensão dos sonhos; Unilateralidade psíquica, função transcendente e sonhos; O real e supra real nos sonhos; Sonhos e as etapas de desenvolvimento da vida humana; Análise de sonhos na prática clínica

Docente: Angelita Menezes

 

  • Módulo IX – Anatomia Energética Humana I

As quatro dimensões humanas; Os corpos de energia humana; Nível Áurico: os chakras: estrutura, localização, função psicológica e sintomatologia; Diagnóstico dos chakras.

Prática: leitura pendular dos chakras; Limpeza e energização dos chakras.

Docente: Maria Schüller

 

  • Módulo X – Anatomia Energética Humana II

O Nível Hárico: A linha da intencionalidade; realinhamento do Linha do Hara; O Nível da Estrela do Âmago.

Prática: limpeza e energização da coluna e Quelação.

Docente: Maria Schüller

Treinamento Terapêutico Transpessoal.

 

  • Módulo XI – A Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl

Viktor Frankl e os fundamentos da Logoterapia e Análise Existencial; A busca de sentido e o vazio existencial; A dimensão espiritual; A autotranscendência como fenômeno humano.

Docente: Lílian Schüller

 

  • Módulo XII – Psicopatologia e Diagnóstico Diferencial

Introdução à Psicopatologia; Conceitos básicos; Discussão entre o normal e o patológico; Conduta adequada no atendimento ao paciente com transtorno mental; Comportamentos que devem ser evitados; O que deve ser observado no paciente; Como fazer anamnese em saúde mental; Sinais e sintomas, critérios diagnósticos, psicodinâmica e tratamento dos Transtornos Psicóticos, Transtornos de Humor, Transtornos Ansiosos e Transtornos de Personalidade. Estudo de casos.

Docente: Ariane Vasconcelos

 

  • Módulo XIII – Eneagrama e Desenvolvimento Humano

O que é o Eneagrama, a origem e o símbolo; Descrição dos nove perfis de personalidades; As emoções que influenciam em suas ações e decisões e os elementos motivadores e desmotivadores; As asas, o caminho das flechas e as variantes instintivas; As virtudes – em busca da essência.

Docente: Maria Schüller

Treinamento Terapêutico Transpessoal.

 

  • Módulo XIV – As Substâncias Psicoativas e a Dinâmica Biopsicossocial

Aspectos socioantropológicos e a relação dos usuários com as substâncias psicoativas; As drogas lícitas e ilícitas, naturais e sintéticas e seus efeitos; As políticas públicas: proibicionista, abstinência e redução de danos; Legalização/descriminalização; As intervenções psicoterapêuticas transpessoais aos dependentes químicos; Suporte às famílias dos dependentes químicos e redes de atenção e cuidado.

Docente: Gerfson Moreira Oliveira

 

  • Módulo XV – Tanatologia e Cuidados Paliativos

A morte e o morrer nas diversas culturas; A comunicação de más notícias; os cinco estágios de reações do paciente ante a morte; Sentido e significado da vida e da morte – O apego.

Cuidados Paliativos – Intervenções para o alívio da dor e sofrimento do doente e seus familiares; Acolhimento e comunicação entre profissionais, familiares e doente. A família e o luto.

Docente: Magda Damulakis

Treinamento Terapêutico Transpessoal

 

  • Módulo XVI – Aromaterapia e os Óleos Essenciais

Breve história da Aromaterapia e dos óleos essenciais; Neurofisiologia do Olfato; Sistema Límbico; Aromaterapia na prática pessoal e profissional; Os carreadores: óleos, cremes e géis; Apresentação e experimentação de dez óleos essenciais, indicações, contraindicações e aplicações em aromaterapia.

Práticas: massagem com óleos; sinergia e confecção de borrifador de ambiente.

Docente: José Carlos Aquilino

 

  • Módulo XVII– Orientação para o Terapeuta Transpessoal na Clínica / Trauma

Orientação para o terapeuta: o trabalho interno do terapeuta; Postura, ética pessoal e profissional; Abordagem ao cliente na Clínica; Anamnese de orientação transpessoal; Contrato terapêutico; O prontuário; Escolha da vivência e/ou recurso de acordo com o cliente e a queixa; O Setting terapêutico; Preparação do ambiente: sons, aromas, técnicas auxiliares e complementares.

Trauma: a lembrança congelada – Conceito e neurofisiologia do trauma; cargas somáticas, emocionais e mentais; sequestro emocional; o Sistema Límbico e o Neocórtex.

Docente: Lílian Schüller

Treinamento Terapêutico Transpessoal

 

  • Módulo XVIII – Comunicação com Programação Neurolinguística – PNL

O que é PNL e como surgiu; Pressupostos da PNL; Os mapas mentais e os filtros da percepção; Linguagem positiva e negativa; Sistemas Representacionais; Pistas visuais de acesso; Rapport; Metamodelo de comunicação.

Docente: Fernando Schüller

 

  • Módulo XIX – Arteterapia / Treinamento Terapêutico / Supervisão

A arte: ferramenta para expansão da Consciência e linguagem simbólica do Inconsciente; valor e propriedades terapêuticas da Arteterapia.

Desenho: técnica e prática do desenho terapêutico; análise de desenhos e das cores para aplicação e intervenção terapêutica na clínica; a escolha dos materiais.

Docentes: Maria Schüller e Lílian Schüller

Treinamento Terapêutico Transpessoal. Supervisão em grupo.

 

  • Módulo XX – Terapia Hipnótica Ericksoniana / Supervisão

Milton Erickson e os conceitos de sua terapia hipnótica.

Prática: Técnicas da terapia hipnótica no trauma, fobia e estresse pós traumático.

Docente: Gabriel Lucio de Oliveira

Supervisão em grupo.

 

  • Módulo XXI – Mandala Terapêutica / Treinamento Terapêutico / Supervisão

Mandalas Terapêuticas – Origem e conceituação; Tipos de mandalas; Formas, estrutura, as cores e os números; Análise e interpretação de mandalas.

Prática: criação da mandala pessoal e mandala geométrica.

Docente: Carmen Freaza

Treinamento Terapêutico. Supervisão em grupo

 

  • Módulo XXII – Intuição / Treinamento Terapêutico / Supervisão

A mente intuitiva; os hemisférios cerebrais; a glândula hipófise e o 3º olho.

Prática: exercícios para despertar a Intuição.

Docente: Maria Schüller

Treinamento Terapêutico. Supervisão em grupo.

 

  • Módulo XXIII – Yogas / Supervisão / Encerramento do Curso

Yoga – Origem e conceito do Yoga; Caminhos d Yoga; Benefícios físicos, mentais e espirituais da Hatha Yoga; Os asanas e pranayamas.

Prática: Aula de Yoga.

Docente: Vinah Pereira

Supervisão em grupo.

Encerramento do Curso.

 

Currículo dos Docentes

Angelita Menezes

Psicóloga Clínica, Historiadora, MBA em Gestão de Pessoas, Doutora em Educação (UFBA); Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Formação em Analista Junguiana pela Associação Junguiana do Brasil (Brasília), filiada a IAAP – Zurich/International Association for Analytical Psychology.

Ariane Vasconcelos

Psicóloga, Mestre em Medicina e Saúde Humana (EBMSP), possui Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNEB), MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em Psicologia Junguiana (IJBA), Experiência como psicóloga clínica em unidades públicas e privadas em saúde mental, docente de cursos de pós-graduação em Saúde Mental.

Carmem Freaza

Arquiteta, Paisagista (UFBA), Artista Visual, Arteterapeuta junguiana. Master avatar em criativismo, nível A pela Star’s Edge Inc. Us-USA. Docente da escola de belas artes (UFBA), lecionou disciplinas de decoração e de pintura, criou e ministrou cursos de extensão universitária: “Criatividade e Arte” e “Estamparia e Design Têxtil”. Criou e ministrou a disciplina de pós-graduação “Criatividade”; professora da disciplina, “A Transformação Necessária”(UNEB), Participou de dezenas de exposições no Brasil e no exterior.

Cristina Piauhy

Psicóloga CRP 03/859, Analista Bioenergética certificada pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA); membro da diretoria do IIBA; Presidente da Federação Latino-Americana de Análise Bioenergética (FLAAB)

Fernando Schüller

Economista. MBA em Gestão Comercial (FGV). Carreira desenvolvida em mais de 17 anos na área comercial, com liderança de equipes e especialização em estratégias para negociações e vendas complexas. Terapeuta Transpessoal (em curso), analista comportamental, Practitioner em PNL.

Gabriel Lucio de Oliveira

Graduado em Ciência da Computação (UFBA). Formação em Yoga (Salvador/Bangalore-Índia). Terapeuta Marma Chikista (Canadá). Dirigiu o projeto Prison SMART no Brasil (Fundação Internacional Arte de Viver, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública), Instrutor do programa Gerenciamento de Estresse para Policiais (projeto Pacto Pela Vida), voluntários de cursos de alívio de trauma em comunidades de Salvador. Implementou o Projeto Tiempo Positivo para jovens em situação de risco, em parceria com a Secretaría Nacional para la Prevención de la Delincuencia Juvenil no Panamá e o Projeto YES SMART na FUNDAC, Bahia. Ministrou aulas, palestras e workshops no Panamá, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Índia e Indonésia e no Brasil: Bahia. São Paulo, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Geraldo Francisco dos Santos

Doutor em Humanidades e Artes (UNR/Argentina); Mestre em Estudo de Linguagens (UNEB); Especialização em: Psicopedagogia e Arteterapia na Educação; Graduado em: Teatro (UFBA), Comunicação Social/Jornalismo e Letras. Psicanalista Clínico; participa da SOPPHI – Sociedade de Psicanálise, Psicopedagogia e Hipnoterapia.

Gerfson Moreira Oliveira

Doutorando em Medicina e Saúde (EBMSP), Mestre em Saúde (UFBA), Especialização em Saúde da Família; Psicólogo clínico e do trabalho. Foi coordenador técnico-pedagógico do CAPSad Gregório de Matos. Experiência em saúde coletiva e saúde mental.

José Carlos Aquilino

Técnico em Enfermagem Clínica e do Trabalho, trabalhou em hospitais e empresas de grande porte; Iniciado no Reiki em 1995, Mestre em Reiki, Reciclagem de Mestrado inclusive as Técnicas Genuinas Japonesas em ReiKi. Aromaterapeuta I e II pela Jardins Aromaterapia e Associação Baiana de Medicina, curso de Aromatologia Aplicada à Saúde; Psicoaromaterapia e Anatomia das Emoções e Pasicoaromaterapia, Sistema dos 13 Aromas; Outros cursos: “As Forças Zodiacais” pela Sociedade Brasileira de Antroposofia”, Fotoncromaterapia e Formação Básica em Eneagrama.

Lílian Schüller

(ver credenciais em Coordenação Administrativa)

Magda Kruschewsky Damulakis

Graduação em Letras Vernáculas com Língua Inglesa (UCSAL); Pós-graduação em Educação com Ensino Superior (IBPEX); Terapeuta Transpessoal; Formação em Tanatologia e em Psicologia da Perda e do Luto; Curso de Clínica do Luto; Curso Avançado com Certificação Internacional em Luto, Perdas e Trauma pela Fundação Elisabeth Kübler-Ross (em curso). Outros Cursos: Practitioner em PNL; Terapia Familiar Sistêmica, Constelação Familiar, Reiki níveis 1, 2 e 3A. Atua em psicoterapia clínica e de elaboração do luto, individual e em grupo.

Maria Teresa Mariotti

Doutora em Enfermagem Comunitária (UFC), Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica no contexto hospitalar, residência em Enfermagem intensivista. Tanatóloga, Enfermeira e Terapeuta Transpessoal; ações e vivências meditativas e nos toques terapêuticos corporais: Bioenergética, Reflexologia e Frequência de Brilho.

Maria Schüller

(ver credenciais em Coordenação Pedagógica)

Vinah Pereira

Formada pelo Centro de Yoga de Minas Gerais (1983 a 1985), Especialização em Yoga para gestantes, Crianças, coluna, 3ª idade, para os olhos e Yogaterapia. Ministra cursos de formação para Instrutores de Hatha Yoga há mais de quinze anos.

O curso de Formação para Instrutores de Yoga destina-se a formar instrutores para ministrar aulas de Hatha Yoga e/ou apenas para quem busca auto-conhecimento. É uma oportunidade para os que querem aprofundar o conhecimento nesse Sistema de Vida Milenar, que converge para a autotranscendência.

Objetivos

Geral: Transmitir os conhecimentos da Filosofia e Ciência da Yoga.

Específicos:

  • Difundir a prática da Yoga;
  • Contribuir para evolução do “eu” interior e o aprimoramento da personalidade;
  • Informar sobre a importância da respiração, alimentação e meditação para saúde integral.

Conteúdo Programático

  • Conceitos e definições da Yoga
  • Objetivos e indicações da Yoga
  • História e filosofia da yoga segundo Patanjali
  • Princípio da teoria e prática da Hatha-yoga
  • Teoria e práticas em Pranayamas (respiração)
  • Importância e prática do relaxamento
  • Chakras e corpos sutis
  • Yoga e ética
  • Ramificações do Yoga clássico de Patanjali
  • Linhas atuais de Yoga
  • Meditação
  • Yoga para crianças
  • Yoga para gestantes
  • Yoga para coluna
  • Yoga para terceira idade
  • Noções básicas de sânscrito
  • Mantras
  • Hinduísmo
  • Mudrás
  • Asanas (posturas) em shavasana dorsal e frontal; sentadas e em pé; invertidas e de equilíbrio
  • Anátomo-fisiologia do Sistema Cardiocirculatório
  • Sistema muscular e Fisiologia do Movimento
  • Fonoaudiologia (dicção e expressão vocal)

Ministrante

Alvarina (Vinah) Conceição Pereira

Professora de Yoga pelo Centro de Yoga de Minas Gerais (1983 a 1985) – Belo Horizonte/MG; especialização em Yoga para Gestante, Crianças, Coluna, 3ª Idade, para os Olhos, Yoga Terapia e Laya-Yoga; Pranayamas – controle da respiração; Estágio no Centro Reeducacional Estevão Pinto – Presídio Feminino (1984 a 1985), LBA – Legião Brasileira de Assistência; Aulas de Yoga para Idosos e para Crianças na Creche Meninos de Jesus.

Outros cursos:

  • Cura Prânica
  • Fitoterapia
  • Massoterapia
  • Estética Corporal

Carga Horária e Duração

O curso tem carga horária de 168 horas, com duração de 14 meses.

Estágio

O estágio é supervisionado, iniciando após o terceiro módulo.

Avaliações

As avaliações são bimestrais. Ao final do curso o aluno deve apresentar um anteprojeto com temática de livre escolha, dentro do universo da Yoga.

Certificado

A certificação é emitida pelo Recanto de Luz e estará vinculada a 80% da frequência e a apresentação e avaliação do anteprojeto.

Autoconhecimento

O Eneagrama é um sistema tipológico muito antigo, estima-se de mais de 4.500 anos. Sua sabedoria, hoje, é universalmente conhecida, com teses de mestrado, doutorado e cursos de MBI..

A tipologia ancestral do Eneagrama estuda nove tipos de personalidades, que permite a compreensão de si mesmo e do outro, suas motivações, atitudes, reações e comportamentos; seus mecanismos de defesa, os pontos fortes e pontos fracos, de maneira clara, objetiva e profunda, sem emitir julgamentos.

Permite, também, descobrir os traços marcantes da sua personalidade e como fazer para potencializar seus talentos e habilidades. Ao conhecer o seu Eneatipo e o das pessoas de sua convivência pessoal e profissional, você ampliará sua capacidade de respeito e de relacionamento saudável consigo mesmo e com todos.

Quais os benefícios do Eneagrama?

Ao identificar o seu tipo de personalidade, você ampliará a consciência de si mesmo, dando um novo sentido à vida. Na esfera individual, passará a reagir menos e a agir mais, porque conhece seus talentos e habilidades, aprendeu a controlar de seus pontos fracos e a desativar os mecanismos de autodefesa emocional. Desenvolverá a autoaceitação, com amor, reconciliando-se consigo mesmo.

Nos relacionamentos, reduzirá áreas de atrito e situações de conflito, porque conhece as motivações internas que levam o outro a reagir dessa ou daquela forma, com a consequente melhoria do nível de comunicação.

No trabalho, ajuda a desenvolver a liderança e a iniciativa pessoal, a identificar as principais habilidades, os talentos, limitações, características e ritmo de uma equipe.

Programação

  • Breve histórico do Eneagrama;
  • Os Três Centros de Força do Homem
  • Identificação dos nove tipos de personalidades;
  • Caminho de Crescimento pelas Flechas;
  • Conhecimento das Variantes Instintivas;
  • As Virtudes dos nove tipos – buscando a minha essência;
  • O crescimento pelas Asas;
  • Os Níveis de Desenvolvimento;
  • Caminho de Sucesso e Transformação pessoal.

O Grupo do Eneagrama é desenvolvido em um final de semana, com carga horária de 15h, através de exposição dialogada, jogos interativos, dinâmicas de grupo, leituras e músicas.

Certificação

Será emitido certificado de participação aos que obtiverem 80% de frequência.

O que é Intuição?

Intuir vem do latim “in tueri”: olhar atentamente, ver interiormente, olhar para dentro.

Conhecida como Sexto Sentido, a Intuição não tem nada de sobrenatural, nem de místico. Alguns pensam que é um dom e que, através da meditação o universo revela seus segredos. A Intuição faz parte da natureza humana, todas as pessoas têm.

A Intuição é uma compreensão global e instantânea de uma realidade, de um objeto, de um fato. É uma voz interior que “fala”, é um sentimento íntimo. De uma só vez, a pessoa capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída, sem necessidade de provas ou demonstrações.

A Razão é metódica, mecânica, limitada, vai até onde a inteligência alcança. A Intuição é intrínseca, independente e ilimitada, porque é o campo da inteligência universal.

A Ciência e a Intuição

Grandes cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, enfatizaram o valor do potencial intuitivo. Os sábios, além do dom de observar e compreender, possuem a Intuição e a imaginação criadora. As grandes descobertas científicas não são unicamente obras da inteligência.

Carl Gustav Jung a considera uma das funções da psique que desvenda possibilidades. “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior” (Jung).

Não só no meio acadêmico, mas em todas as profissões, passando pelo meio artístico até a simples dona de casa, a Intuição ajuda a decidir mais rápido, com maior convicção e menos esforço. Vale dizer que funciona tanto para as coisas cotidianas, como para decidir um grande negócio.

 A quem se destina?

Líderes, gestores, educadores, pais; pessoas que lidam com o público e que executam atividade de risco; buscadores dos estados alterados de consciência e todo aquele que deseja encontrar as melhores soluções para o sucesso e harmonia pessoal, relacional e profissional.

Sobre o curso

O curso Desenvolvimento da Intuição é vivencial. Funciona como um despertador e impulionador das potencialidades intuitivas inerentes a cada pessoa. Essas potencialidades são desenvolvidas por meio de exercícios e treinamentos.

Programa do curso

Reflexão sobre a Intuição;

Exercícios Preparatórios:

  • Respiração e Relaxamentos
  • Ativação do hemisfério direito do Cérebro
  • Movimentação da energia corporal
  • Percepção sensorial da visão, audição, olfato e tato

Visualização Criativa;

Identificação de várias sensações;

Desenvolvimento da Atenção, Observação, Concentração e Sensibilidade;

Exercícios específicos para o Desenvolvimento da Intuição.

Estrutura do Curso

Carga horária: 12 horas

Turmas: máximo de 16 participantes.