O Recanto de Luz promove cursos com técnicas e ferramentas que estimulam e contribuem para a qualidade de vida, o desenvolvimento e a autotransformação.

Formação

Sobre a Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal está apoiada numa concepção holística e sistêmica, que considera o homem um ser integrado entre os elementos físicos, mentais, sociais e espirituais, buscando a sua totalidade. Dessa forma, abrange a medicina, antropologia, sociologia, física, química, matemática, astronomia e metafísica, além da interculturalidade, pois integra culturas e tradições de todos os tempos, com seus vários enfoques para a vida.

De fato, busca sintetizar o pensamento científico e tecnológico do Ocidente, com as grandes tradições de sabedoria do Oriente, através de exercícios e práticas para a expansão da consciência, tendo como meta o desenvolvimento integral do ser humano, nas suas quatro dimensões: física, emocional, mental e espiritual.

A abordagem Transpessoal refere-se também a existência de estados superiores da Consciência, desconhecidos para a maior parte da humanidade, um potencial humano ainda por desenvolver.

Objetivo

Oferecer os conhecimentos, técnicas, práticas e vivências inerentes à Psicologia Transpessoal, para a capacitação pessoal e profissional, com possibilidade para atuar nas diversas áreas: saúde, educação, organizações e clínica terapêutica.

Metodologia

As aulas são presenciais e expositivas, através de recursos áudio-visuais, além de vivências, oficinas transpessoais e leituras complementares para aprofundamento dos temas.

A quem se destina?

Pessoas de nível superior de qualquer área do conhecimento ou de ensino médio completo, que desejarem conhecer ou aprofundar na Terapia Transpessoal.

Estrutura e carga horária

O curso é desenvolvido em 24 módulos, com 12 horas/aula cada, uma vez por mês, em um final de semana.

Sábado – das 8:30h às 18h / Domingo – das 8:30h às 12:30

Carga Horária total: 640 horas, distribuídas em:

  • 23 módulos teórico-vivenciais (276h);
  • Estudos Individuais (230h);
  • Aprofundamento Terapêutico (60h);
  • Atividades Complementares (24h);
  • Estágio Supervisionado (50h).

Avaliações

Ao longo do curso serão realizadas avaliações indicadas pelos docentes. Ao final do curso, o aluno deverá entregar um relato de caso do estágio supervisionado, como trabalho de conclusão de curso.

Certificação

Para recebimento do certificado, faz-se necessário:

  • Participar integralmente dos 23 módulos;
  • Realizar as avaliações e o estágio supervisionado;
  • Entregar o trabalho de conclusão de curso (Relato de caso);
  • Participação em atividades complementares e no aprofundamento terapêutico;
  • Participação em processo terapêutico individual na abordagem Transpessoal, por no mínimo seis meses.

A Certificação é fornecida pelo Recanto de Luz. De posse do certificado, o Terapeuta poderá se inscrever no CRTH e no SINTH/BA, como Terapeuta Transpessoal, bem como nos órgãos públicos que o habilitarão ao exercício desta atividade.

Seleção e Matrícula

Para formalizar a matrícula o aluno precisa:

  • Participar de uma entrevista prévia;
  • Apresentar o currículo;
  • Preencher os requerimentos burocrático-administrativos;
  • Cópia do Diploma de Graduação ou certificado de conclusão do ensino médio;
  • Foto ¾;
  • Pagamento da Taxa de matrícula: R$ 190,00.

Investimento

Investimento Total: R$15.360,00 + R$190,00 (matrícula) = R$15.550,00

Matrícula: R$ 190,00

Parcelamento: 24 parcelas de R$640,00

Data de pagamento: até o dia 10 de cada mês.

Desconto de R$50,00 por pontualidade na mensalidade.

(Não está incluso o valor do Aprofundamento Terapêutico e das Atividades Complementares)

Coordenações

Coordenação Administrativa – Lílian Schüller

Psicóloga CRP 03/10415, Pós-graduação em Psicoterapia Analítica (IJBA) e em Logoterapia e Análise Existencial (SOBRAL – SP), Reikiana – nível I e II. Sócia fundadora do Recanto de Luz, atua com psicoterapia individual e de grupos; treinamentos & desenvolvimento de pessoas. Administradora (FTE), Consultora Empresarial, experiência em empresas de pequeno e grande porte, nas áreas administrativa, relacionamento com clientes, comercial e comunicação.

Coordenação Pedagógica – Maria Schüller

Terapeuta Transpessoal CRTH 947/09; Bacharelado em Interpretação Teatral (UFBA); Pós-graduação em Gestão Social (ADM/UFBA), em Arteterapia Junguiana (IJBA) e em Saúde Mental Coletiva (Ruy Barbosa); Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística; aprofundamento em Healing Energético e Psicopatologias; Docente do IJBA; autora de cursos e workshop e facilitadora de grupos há mais de dez anos, nas áreas de Autoconhecimento e Valorização do Ser Humano.

Contatos

(71) 3384-0818 / (71) 9 8554-2795 (OI)

cursos@recantodeluzsalvador.com.br

Endereço

Trav. da Tesoura, n.156, Cabula (Próximo a UNEB)

Conteúdo Programático

  • Módulo I – A Trajetória da Ciência Clássica à Consciência Transpessoal

Do paradigma newtoniano/cartesiano à Física Quântica; o salto quântico da mente; a Consciência Transpessoal; o paradigma Holístico/Transpessoal; as quatro forças em Psicologia – Behaviorismo, Psicanálise e Psicologia Analítica (Jung), Humanismo e Psicologia Transpessoal.

  • Módulo II – De Freud à Psicologia Transpessoal

Freud, histórico e fundamentos da Psicanálise.

Os precursores, nascimento, desenvolvimento e fundamentos da Psicologia Transpessoal.

  • Módulo III – Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica

Fundamentos da Psicologia Analítica; Consciência e Ego; Inconsciente Pessoal: Persona, Sombra e Complexos; Inconsciente Coletivo: Arquétipos, Anima e Animus.

  • Módulo IV – A Psicologia Transpessoal e os Estados Expandidos da Consciência

Cartografias da Consciência segundo Stanislav Groff. A dinâmica das matrizes perinatais; os Sistemas de Experiências Condensadas (COEX). Estados de Expansão da Consciência; E.Q.M (estados de quase morte), projeção da Consciência.

  • Módulo V – Biopsicoespiritualidade: A Conexão Corpo, Mente e Espírito

Neuroanatomia e Neurofisiologia – o cérebro triuno e os hemisférios cerebrais; Sistema Límbico; a comunicação: sentidos, cérebro emocional e cérebro racional. A glândula Pineal e a comunicação com outras dimensões. Self o arquétipo da totalidade; Processo de Individuação.

  • Módulo VI – Análise Bioenergética

História da Análise Bioenergética; paradigmas e panorama atual da Análise Bioenergética; Conceitos de energia, respiração e grounding; Noções básicas sobre desenvolvimento emocional, e estruturação das estratégias de caráter. Exercícios Corporais da Análise Bioenergética.

  • Módulo VII – Anatomia Energética Humana I

As quatro dimensões humanas; os corpos de energia humana; a expressão da Consciência nos corpos sutis; os chakras: estrutura, localização, função psicológica e sintomatologia; diagnóstico dos chakras.

Vivência: leitura pendular dos chakras.

  • Módulo VIII – Anatomia Energética Humana II

Conceitos de saúde vibrante, grounding, respiração, descarga de energia; aprofundamento do Nível Hárico, a linha da intencionalidade; limpeza e energização dos chakras e da coluna, realinhamento dos corpos sutis. Quelação.

  • Módulo IX – Sonhos na Teoria Junguiana

Aspectos gerais da Psicologia do Sono; Estrutura da alma na compreensão dos sonhos; Unilateralidade psíquica, função transcendente e sonhos; O real e supra-real nos sonhos; Sonhos e as etapas de desenvolvimento da vida humana; Análise de sonhos na prática da Psicoterapia.

  • Módulo X – Psicopatologia e Diagnóstico Diferencial

Panorama Histórico do Comportamento Anormal; Noções de Psicopatologia; O normal e o patológico; conceituar a Consciência (na psiquiatria) e seus componentes fundamentais; conhecer as principais síndromes; O exame do Estado Mental.

  • Módulo XI – Abordagem Transpessoal do Estresse e do Trauma

Traumas, neurofisiologia do trauma, cargas emocionais, somáticas e mentais; Estresse pós-traumático, técnicas para redução do Estresse; Terapia Breve Eriksoniana.

  • Módulo XII – A Dependência Química – Álcool e Outras Drogas

Aspectos socioantropologógicos e a relação dos usuários com as drogas; as drogas lícitas e elícitas, naturais e sintéticas e seus efeitos biopsicossociais; as políticas públicas: proibicionistas, abstinência e redução de danos; legalização/descriminalização; as intervenções psicoterapêuticas transpessoais aos dependentes químicos; suporte às famílias dos dependentes químicos e redes de atenção e cuidado.

  • Módulo XIII – Tanatologia e Cuidados Paliativos

Tanatologia – aspectos éticos, cívicos e jurídicos: eutanásia, distanásia e ortotanásia; Consciência da própria morte: sentido e significado da vida e da morte e as diretivas antecipadas. Reações e conduta dos profissionais com o processo de morrer e a morte.

Cuidado Paliativo e “hospice”: conceito, e avaliação para encaminhamento. Intervenções para o alívio da dor e sofrimento do doente e seus familiares; manejo dos sintomas e uso da hipodermoclise. Acolhimento, Comunicação entre profissionais, familiar e doente. A família e o luto.

  • Módulo XIV – O Sentido da Vida

A Logoterapia de Victor Frankl; a busca de sentido e o vazio existencial; a dimensão espiritual; a autotranscendência como fenômeno humano.

  • Módulo XV – Psicoaromaterapia: Os Óleos Essenciais e as Emoções

Conceito de Aromaterapia; O Olfato; Os Cérebros: Primitivo, Emocional e Cognitivo; Efeito dos cheiros nos seres vivos: sistema límbico, relação mente-corpo, memória olfativa; feromônios e o cheiro pessoal; Óleos essenciais e suas indicações e aplicações em psicoaromaterapia; Uso dos óleos essenciais no tratamento dos distúrbios emocionais.

  • Módulo XVI – Comunicação Interpessoal com Programação Neurolinguística – PNL

Os mapas mentais e os filtros da percepção; os cinco níveis de transformação; como alcançar seus objetivos; Rappoort; pensando e comunicando com precisão – metamodelo de linguagem; as âncoras e a ressignificação – o poder da flexibilidade.

  • Módulo XVII – Eneagrama Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano

O que é o Eneagrama, a origem e o símbolo; descrição dos nove perfis de personalidades; as emoções que influenciam em suas ações e decisões e os elementos motivadores e desmotivadores na vida pessoal; as asas, o caminho das flechas e as variantes instintivas; os níveis de desenvolvimento pessoal, as virtudes – em busca da essência.

  • Módulo XVIII – Arteterapia Transpessoal

A arte, uma ferramenta para expansão da Consciência; expressão artística como linguagem simbólica do Inconsciente; valor e propriedades terapêuticas da Arteterapia.

Desenho: técnica e prática do desenho terapêutico; análise de desenho e das cores para aplicação e intervenção terapêutica na clínica; a escolha dos materiais.

Teatroterapêutico: exercícios e jogos teatrais como ferramenta para liberação da energia psíquica, integração da Sombra e desenvolvimento pessoal.

  • Módulo XIX – Práticas Vivenciais para Expansão da Consciência I

Meditação – Os níveis vibracionais; atenção, concentração e meditação; a mente inquieta e o controle mental; respiração: fases, e técnicas; tipos de Meditação.

Yoga – Origem e conceito de Yoga; os caminhos da Yoga; benefícios físicos, psicomentais e espirituais da Hatha Yoga; os asanas e pranayamas. Aula prática.

Intuição – A mente intuitiva; os hemisférios cerebrais; a glândula hipófise e o 3º olho; exercícios práticos para o despertar da Intuição.

  • Módulo XX – Práticas Vivenciais para Expansão da Consciência II

Mandala Terapêutica – introdução, definição, história, interpretação, significado das cores, formas e símbolos. Tipos de mandala: tibetana, hindu, africana.

Oficina de Mandala Terapêutica: técnicas para construção de mandalas; mandala coletiva (grupal).

Dança Circular: As danças ao longo da história da humanidade; o corpo e a expressividade; o movimento e o ritmo; Dança Circular – aplicações e benefícios integrativos: pessoal e grupal; encontro com o sagrado. Vivência: Vamos Dançar!

  • Módulo XXI – Treinamento do Terapeuta Transpessoal I

Cuidando do Curador – O trabalho interno do psicoterapeuta; ética pessoal, profissional e transpessoal; Treinamento prático dos recursos transpessoais – exercícios psicovivenciais entre os participantes.

Supervisão em grupo.

  • Módulo XXII – Treinamento do Terapeuta Transpessoal II

A Clínica Transpessoal – Abordagem ao cliente na Clínica; anamnese de orientação transpessoal; escolha da vivência e/ou do recurso de acordo com a queixa e o trabalho psicoterapêutico; preparação do ambiente, sons, aromas, técnicas auxiliares e complementares. Contrato terapêutico.
Supervisão em grupo.

  • Módulo XXIII – Treinamento das Técnicas Transpessoais

Treinamento prático dos recursos transpessoais – exercícios psicovivenciais entre os participantes.

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso.

Encerramento.

Currículo dos Docentes

Angelita Menezes

Psicóloga, Historiadora, MBA em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Doutora em Educação (UFBA); Formação em Analista Junguiana pela Associação Junguiana do Brasil, filiada a IAAP – Zurich/International Association for Analytical Psychology.

Arlucia de Andrade Fauth

Médica Psiquiatra (UFBA), Assistente Estrangeiro da Universidade Renè Descartes, Paris, Professora do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFBA, Coordenadora da disciplina de Psicopatologia e Preceptora da residência médica em Psiquiatria e da residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas; Atua em projetos de Capacitação em Atenção ao Uso de Substâncias Psicoativas, Pós-graduada em Perícias Médicas; Psicanalista.

Cristina Piauhy

Psicóloga CRP 03/859, Analista Bioenergética certificada pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA); membro da diretoria do IIBA; Presidente da Federação Latino-Americana de Análise Bioenergética (FLAAB).

Geraldo Francisco dos Santos

Doutor em Humanidades e Artes (UNR/Argentina); Mestre em Estudo de Linguagens (UNEB); Especialização em: Psicopedagogia e Arteterapia na Educação; Graduado em: Teatro (UFBA), Comunicação Social/Jornalismo e Letras. Psicanalista Clínico; participa da SOPPHI – Sociedade de Psicanálise, Psicopedagogia e Hipnoterapia.

Gerfson Moreira Oliveira

Doutorando em Medicina e Saúde (EBMSP), Mestre em Saúde (UFBA), Especialização em Saúde da Família; Psicólogo clínico e do trabalho. Foi coordenador técnico-pedagógico do CAPSad Gregório de Matos. Experiência em saúde coletiva e saúde mental.

Hilvan Santos

Licenciatura em Ciências Sociais; Especialização em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas. Formação Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística – PN; Certificado Internacional em Practitioner New Code​, formado por John Grinder; Certificado Internacional de Coaching com PNL​.

Lílian Schüller

(ver credenciais em Coordenação Administrativa)

Maria Teresa Mariotti

Doutora em Enfermagem Comunitária (UFC), Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica no contexto hospitalar, residência em Enfermagem intensivista. Tanatóloga, Enfermeira e Terapeuta Transpessoal; ações e vivências meditativas e nos toques terapêuticos corporais: Bioenergética, Reflexologia e Frequência de Brilho.

Maria Schüller

(ver credenciais em Coordenação Pedagógica)

O curso de Formação para Instrutores de Yoga destina-se a formar instrutores para ministrar aulas de Hatha Yoga e/ou apenas para quem busca auto-conhecimento. É uma oportunidade para os que querem aprofundar o conhecimento nesse Sistema de Vida Milenar, que converge para a autotranscendência.

Objetivos

Geral: Transmitir os conhecimentos da Filosofia e Ciência da Yoga.

Específicos:

  • Difundir a prática da Yoga;
  • Contribuir para evolução do “eu” interior e o aprimoramento da personalidade;
  • Informar sobre a importância da respiração, alimentação e meditação para saúde integral.

Conteúdo Programático

  • Conceitos e definições da Yoga
  • Objetivos e indicações da Yoga
  • História e filosofia da yoga segundo Patanjali
  • Princípio da teoria e prática da Hatha-yoga
  • Teoria e práticas em Pranayamas (respiração)
  • Importância e prática do relaxamento
  • Chakras e corpos sutis
  • Yoga e ética
  • Ramificações do Yoga clássico de Patanjali
  • Linhas atuais de Yoga
  • Meditação
  • Yoga para crianças
  • Yoga para gestantes
  • Yoga para coluna
  • Yoga para terceira idade
  • Noções básicas de sânscrito
  • Mantras
  • Hinduísmo
  • Mudrás
  • Asanas (posturas) em shavasana dorsal e frontal; sentadas e em pé; invertidas e de equilíbrio
  • Anátomo-fisiologia do Sistema Cardiocirculatório
  • Sistema muscular e Fisiologia do Movimento
  • Fonoaudiologia (dicção e expressão vocal)

Ministrante

Alvarina (Vinah) Conceição Pereira

Professora de Yoga pelo Centro de Yoga de Minas Gerais (1983 a 1985) – Belo Horizonte/MG; especialização em Yoga para Gestante, Crianças, Coluna, 3ª Idade, para os Olhos, Yoga Terapia e Laya-Yoga; Pranayamas – controle da respiração; Estágio no Centro Reeducacional Estevão Pinto – Presídio Feminino (1984 a 1985), LBA – Legião Brasileira de Assistência; Aulas de Yoga para Idosos e para Crianças na Creche Meninos de Jesus.

Outros cursos:

  • Cura Prânica
  • Fitoterapia
  • Massoterapia
  • Estética Corporal

Carga Horária e Duração

O curso tem carga horária de 168 horas, com duração de 14 meses.

Estágio

O estágio é supervisionado, iniciando após o terceiro módulo.

Avaliações

As avaliações são bimestrais. Ao final do curso o aluno deve apresentar um anteprojeto com temática de livre escolha, dentro do universo da Yoga.

Certificado

A certificação é emitida pelo Recanto de Luz e estará vinculada a 80% da frequência e a apresentação e avaliação do anteprojeto.

Autoconhecimento

O Eneagrama é um sistema tipológico muito antigo, estima-se de mais de 4.500 anos. Sua sabedoria, hoje, é universalmente conhecida, com teses de mestrado, doutorado e cursos de MBI..

A tipologia ancestral do Eneagrama estuda nove tipos de personalidades, que permite a compreensão de si mesmo e do outro, suas motivações, atitudes, reações e comportamentos; seus mecanismos de defesa, os pontos fortes e pontos fracos, de maneira clara, objetiva e profunda, sem emitir julgamentos.

Permite, também, descobrir os traços marcantes da sua personalidade e como fazer para potencializar seus talentos e habilidades. Ao conhecer o seu Eneatipo e o das pessoas de sua convivência pessoal e profissional, você ampliará sua capacidade de respeito e de relacionamento saudável consigo mesmo e com todos.

Quais os benefícios do Eneagrama?

Ao identificar o seu tipo de personalidade, você ampliará a consciência de si mesmo, dando um novo sentido à vida. Na esfera individual, passará a reagir menos e a agir mais, porque conhece seus talentos e habilidades, aprendeu a controlar de seus pontos fracos e a desativar os mecanismos de autodefesa emocional. Desenvolverá a autoaceitação, com amor, reconciliando-se consigo mesmo.

Nos relacionamentos, reduzirá áreas de atrito e situações de conflito, porque conhece as motivações internas que levam o outro a reagir dessa ou daquela forma, com a consequente melhoria do nível de comunicação.

No trabalho, ajuda a desenvolver a liderança e a iniciativa pessoal, a identificar as principais habilidades, os talentos, limitações, características e ritmo de uma equipe.

Programação

  • Breve histórico do Eneagrama;
  • Os Três Centros de Força do Homem
  • Identificação dos nove tipos de personalidades;
  • Caminho de Crescimento pelas Flechas;
  • Conhecimento das Variantes Instintivas;
  • As Virtudes dos nove tipos – buscando a minha essência;
  • O crescimento pelas Asas;
  • Os Níveis de Desenvolvimento;
  • Caminho de Sucesso e Transformação pessoal.

O Grupo do Eneagrama é desenvolvido em um final de semana, com carga horária de 15h, através de exposição dialogada, jogos interativos, dinâmicas de grupo, leituras e músicas.

Certificação

Será emitido certificado de participação aos que obtiverem 80% de frequência.

O que é Intuição?

Intuir vem do latim “in tueri”: olhar atentamente, ver interiormente, olhar para dentro.

Conhecida como Sexto Sentido, a Intuição não tem nada de sobrenatural, nem de místico. Alguns pensam que é um dom e que, através da meditação o universo revela seus segredos. A Intuição faz parte da natureza humana, todas as pessoas têm.

A Intuição é uma compreensão global e instantânea de uma realidade, de um objeto, de um fato. É uma voz interior que “fala”, é um sentimento íntimo. De uma só vez, a pessoa capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída, sem necessidade de provas ou demonstrações.

A Razão é metódica, mecânica, limitada, vai até onde a inteligência alcança. A Intuição é intrínseca, independente e ilimitada, porque é o campo da inteligência universal.

A Ciência e a Intuição

Grandes cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, enfatizaram o valor do potencial intuitivo. Os sábios, além do dom de observar e compreender, possuem a Intuição e a imaginação criadora. As grandes descobertas científicas não são unicamente obras da inteligência.

Carl Gustav Jung a considera uma das funções da psique que desvenda possibilidades. “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior” (Jung).

Não só no meio acadêmico, mas em todas as profissões, passando pelo meio artístico até a simples dona de casa, a Intuição ajuda a decidir mais rápido, com maior convicção e menos esforço. Vale dizer que funciona tanto para as coisas cotidianas, como para decidir um grande negócio.

 A quem se destina?

Líderes, gestores, educadores, pais; pessoas que lidam com o público e que executam atividade de risco; buscadores dos estados alterados de consciência e todo aquele que deseja encontrar as melhores soluções para o sucesso e harmonia pessoal, relacional e profissional.

Sobre o curso

O curso Desenvolvimento da Intuição é vivencial. Funciona como um despertador e impulionador das potencialidades intuitivas inerentes a cada pessoa. Essas potencialidades são desenvolvidas por meio de exercícios e treinamentos.

Programa do curso

Reflexão sobre a Intuição;

Exercícios Preparatórios:

  • Respiração e Relaxamentos
  • Ativação do hemisfério direito do Cérebro
  • Movimentação da energia corporal
  • Percepção sensorial da visão, audição, olfato e tato

Visualização Criativa;

Identificação de várias sensações;

Desenvolvimento da Atenção, Observação, Concentração e Sensibilidade;

Exercícios específicos para o Desenvolvimento da Intuição.

Estrutura do Curso

Carga horária: 12 horas

Turmas: máximo de 16 participantes.